O Método Suzuki no Brasil

O Método Suzuki foi introduzido no Brasil pela Ir. Wilfred Gassemayer da ordem Irmãs de Maria de Schoenstatt. Professora de música, foi responsável pela introdução do Método Suzuki em Santa Maria – RS e Londrina – PR. Ao ouvir sobre um método de violino revolucionário japonês para crianças ela ficou interessada em conhecê-lo. Em contato com a embaixada Japonesa em Porto Alegre, ela descobriu que o prof. Suzuki morava na cidade de Matsumoto em Nagano, Japão. Em visita à Matsumoto em 1980, teve aulas com o próprio Dr. Suzuki e conheceu vários professores que estudavam sob a tutela do doutor. Através desse contato, foi responsável pela visita do prof. John Kendall ao Brasil e pela influência em tantos outros professores que se tornaram professores Suzukis.

Histórico da Associação Musical Suzuki do Brasil

Há onze anos, pais e professores do Centro Suzuki de Campinas organizaram o primeiro encontro de alunos Suzuki. Esse encontro, em uma casa de retiros no interior de São Paulo, ficou conhecido como Retiro de Primavera Suzuki. Desde então, o evento cresceu a cada ano, fomentando outras atividades similares. Com o crescimento no número de alunos e professores tornou-se possível em 2010 trazer professores do exterior para realizar a Semana de Capacitação de Professores Suzuki. Ambos eventos, idealizados pela Profa. Dra. Shinobu Saito, contribuiram para a difusão da Metodologia Suzuki no Brasil, e servem para a motivação da comunidade de pais, professores e alunos Suzuki. Surgiu então a Associação Musical Suzuki de São Paulo AMS.SP), que foi fundada em 2010 para suprir as necessidades legais, administrativas e logísticas necessárias para apoiar professores e pais que buscam conhecimento sobre a Filosofia e a Metodologia Suzuki. Em 2016, a AMS.SP se tornou a Associação Musical Suzuki do Brasil (AMSBrasil)

Sobre as Associações Suzuki Internacionais:

A AMSBrasil está ligada à Suzuki Association of the Americas, que por sua vez está vinculada diretamente à International Suzuki Association (ISA).

Suzuki Association of the Americas – SAA
(Associação Suzuki das Américas)

É a organização responsável pelo desenvolvimento, promoção e coordenação de professores suzuki nas américas do norte, centro e sul. A SAA também é responsável pela certificação dos professores que realizam treinamento Suzuki e da coordenação de professores capacitadores. Organiza bi-anualmente uma Conferência, que acontece atualmente em Minneapolis, Minesota, nos Estados Unidos, no final de maio. Regularmente concede bolsas para professores interessados em continuar sua capacitação.

International Suzuki Association – ISA
(Associação Suzuki Internacional)

É a instituição responsável pela proteção do nome e pela coordenação internacional das cinco associações suzuki regionais: ASA, ESA, PPSA, SAA e TERI. Além disso, protege a edição do material oficial para o Método Suzuki por meio de comitês, compostos por professores pertencentes às associações regionais.