Info Capacitações e Audições

Manual de Requisitos e Pré-requisitos
Cursos de Capacitação de Professores Suzuki

Informações sobre o curso “Filosofia Suzuki”

Horas de Pedagogía (mín.): 15h
Horas de Observações (mín.): 8h
Nº mín. de dias: 4 (recomendado 5)
Nº máx. de participantes: 50 (a depender das instalações)

Obs: O curso “Filosofia Suzuki” é pre-requisito para a inscrição em qualquer outro curso de Capacitação Suzuki.

Pré-Requisitos para Inscrição:

  • ▢ Ensino Médio e 18 anos de idade completos;
  • ▢ Completar todas as horas de observação requeridas;
  • ▢ Comparecer em todas (100%) as aulas – atrasos serão tolerados caso não excedam 5 minutos após iniciada a aula;
  • ▢ Entregar todas as tarefas e as observações requeridas durante o curso;
  • ▢ Concluir o pagamento e a inscrição do curso seguindo as diretrizes do organizador do curso;

Obs.: É critério do organizador do curso se o primeiro registro na SUZUKI ASSOCIATION OF THE AMERICAS (SAA) será ou não incluído no valor do curso.

Informações os  cursos para as Unidades 1 (Livro 1) dos seguintes instrumentos:

Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Piano, Flauta Doce, Flauta Transversal e Violão

Horas de Pedagogía (mín.): 28h
Horas de Observação (mín.): 8h
Nº mín. de dias: 6
Nº máx. de participantes: 15

Pré-requisitos para Inscrição:

  • ▢ Ensino Médio e 18 anos de idade completos;
  • ▢ Filosofia Suzuki registrado na ASSOCIAÇÃO SUZUKI DAS AMÉRICAS (SAA);
  • ▢ Registro ativo (“Latin American Membership” ou “Active Membership”) na SAA;
  • ▢ Tocar todo o repertório do Livro 1 de memória;
  • ▢ Comparecer em todas (100%) as aulas – atrasos serão tolerados caso não excedam 5 minutos após iniciada a aula.;
  • ▢ Entregar todas as tarefas e as observações requeridas durante o curso;
  • ▢ Enviar vídeo da performance das duas peças para violino relacionadas abaixo (veja o item Audições abaixo);
  • ▢ Concluir o pagamento e a inscrição do curso seguindo as diretrizes do organizador do curso;

Informações para os todos os cursos de Livro, Unidade 2 ou superior, para os seguintes instrumentos:

Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Piano, Flauta Doce, Flauta Transversal e Violão

Horas de Pedagogía (mín.): 15h
Horas de Observação (mín.): 8h
Nº mín. de dias: 5
Nº máx. de participantes: 15

Pré-requisitos para a Inscrição:

  • ▢ Ensino Médio e 18 anos de idade completos;
  • ▢ Filosofia Suzuki registrado na SUZUKI ASSOCIATION OF THE AMERICAS (SAA);
  • ▢ Registro ativo (“Latin American Membership”ou “Active Membership”) na SAA;
  • ▢ Ter concluído e registrado a Unidade anterior*;
  • ▢ Tocar todo o repertório da Unidade de memória;
  • ▢ Comparecer em todas (100%) as aulas – atrasos serão tolerados caso não excedam 5 minutos após iniciada a aula.
  • ▢ Entregar todas as tarefas e as observações requeridas durante o curso;
  • ▢ Concluir o pagamento e a inscrição do curso seguindo as diretrizes do organizador do curso

*Os cursos de instrumento, Unidades 1, 2 e 3, devem ser realizados nesta sequência. Após a conclusão deles, pode-se registrar as demais unidades em qualquer ordem.

Informações sobre o curso “Estratégias de Ensino”

Horas de Pedagogía (mín.): 10h (a depender do número de participantes)
Horas de Observação (mín.): —
Nº mín. de dias: 2
Nº máx. de participantes: 10

Obs: O curso “Estratégias de Ensino” poder ser oferecido vinculado de uma Unidade de livro. Nesse caso, o número máximo de participantes é o mesmo do curso. As “Estratégias de Ensino” são oferecidas para professores a partir da Unidade 2. Esse curso também pode ser oferecido uma turma de professores que tocam instrumentos diferentes. Essa decisão fica a critério do Professor Capacitador e do Administrador do curso.

Pré-requisitos para Inscrição:

  • ▢ Ensino Médio e 18 anos de idade completos;
  • ▢ Filosofia Suzuki registrado na SUZUKI ASSOCIATION OF THE AMERICAS (SAA);
  • ▢ Registro ativo (“Latin American Membership”ou “Active Membership” na SAA;
  • ▢ Curso de Unidade 1 completo;
  • ▢ Comparecer em todas (100%) as aulas – atrasos serão tolerados caso não excedam 5 minutos após iniciada a aula.
  • ▢ Gravar um vídeo de no máximo 20 minutos com um segmento de aula para as “Estratégias de Ensino”. (Obrigatório)
  • ▢ Concluir o pagamento e a inscrição do curso seguindo as diretrizes do organizador do curso;

Informações sobre o curso “Practicum”

Horas de Pedagogía (mín.): 15h
Horas de Observação (mín.): 8h
Nº min. de dias: 5
Nº máx. de participantes: 5

Pré-Requisitos para Inscrição:

  • ▢ Ensino Médio e 18 anos de idade completos;
  • ▢ Filosofia Suzuki registrado na SUZUKI ASSOCIATION OF THE AMERICAS (SAA);
  • ▢ Registro ativo (“Latin American Membership” ou “Active Membership”) na SAA;
  • ▢ Pelo menos a Unidade 1 completa e registrada na SAA;
  • ▢ Comparecer em todas (100%) as aulas – atrasos serão tolerados caso não excedam 5 minutos após iniciada a aula.
  • ▢ Concluir o pagamento e a inscrição do curso seguindo as diretrizes do organizador do curso;

Informações sobre o curso “Suzuki Early Childhood Education” (SECE)

Horas de Pedagogía (mín.): 22h
Horas de Observação (mín.): 8h
Nº min. de dias: 5
Nº máx. de participantes: 15 (para cada professor capacitador)

Obs: O curso “Suzuki Early Childhood Education” (SECE) é oferecido com até 2 professores capacitadores. Nesse caso, o curso comporta até 30 participantes.

Pré-requisitos pra Inscrição:

  • ▢ Ensino Médio e 18 anos de idade completos;
  • ▢ Filosofia Suzuki registrado na SUZUKI ASSOCIATION OF THE AMERICAS (SAA);
  • ▢ Registro ativo (“Latin American Membership”ou “Active Membership”) na SAA;
  • ▢ Comparecer em todas (100%) as aulas – atrasos serão tolerados caso não excedam 5 minutos após iniciada a aula.
  • ▢ Entregar todas as tarefas e as observações requeridas durante o curso;
  • ▢ Concluir o pagamento e a inscrição do curso seguindo as diretrizes do organizador do curso
  • ▢ Se enquadrar em qualquer uma das seguintes opções:
  1. Ser Professor Suzuki de instrumento ou “Estimulación Musical Temprana” com pelo menos 1 Unidade registrada.
  2. Ter qualquer título de Nível Superior em Performance em qualquer instrumento musical
  3. Ser Licenciado em Música
  4. Ter aprovado e registrado uma Audição em qualquer nível e em qualquer instrumento na Associação Suzuki das Américas (SAA).

Ler os seguintes livros

  • SUZUKI, Shinichi. “Educação é Amor: o Método Clássico da Educação do Talento” . Trad. Anne Corina Gottberg. 3ª Edição Revisada.
  • SUZUKI, Shinichi. “Ability Development from Age Zero”. Miami, FL: Summy-Birchard, Inc.

Pedagogía (mín.): 10h
Observações (mín.): —
Nº min. de dias: 2
Nº máx. de participantes: —

Obs.: Os “Cursos de Enriquecimento” são oferecidos pelos Professores Capacitadores sobre assuntos variados. Os pre-requisitos e o número de participantes são definidos por eles.


Informações sobre a Prova de Audição

O programa de capacitação desenvolvido pela SAA é voltado para músicos profissionais que querem estudar em profundidade a pedagogia do seu instrumento. Para se qualificar como participante dos cursos, é preciso ser aprovado na audição instrumental.

Todas as informações foram traduzidas do site da SAA. Você pode conferir também por lá. Acesse: https://suzukiassociation.org/teachers/training/audition/#basic

Segue abaixo as peças que devem ser interpretadas e aprovadas, de acordo com os níveis dos cursos.

Submeter a SAA (ou ao professor capacitador, conforme constar no edital do curso pretendido) a seguinte peça musical.

Folk Song “The Flowers are Sleeping” (J. Brahms; “The Sandman” / “Sandmannchen”). Consta no livro Suzuki Recorder School Vol. 2. Pode ser interpretado em flauta doce soprano (em sol maior) ou em contralto (dó maior).

A aprovação da interpretação qualifica o aplicante a se registrar como participante apenas do curso de flauta doce Unidade 1.

Submeter a SAA (ou ao professor capacitador, conforme constar no edital do curso pretendido) as duas peças musicais especificadas abaixo para o instrumento que pretende se capacitar.

Contrabaixo: Marcello, Sonata No. 2 em Mi minor: Adagio e Allegro

Flauta doce: (para treinamento nas Unidades 1 e 2).
Attrib. Bach, “Bist du bei mir”  BWV 508: “Aria”. Presente no livro Suzuki Recorder School Vol. 2 para flauta SOPRANO (em  Dó maior);
Handel, Sonata in F Major: Larghetto  (I movimento). Presente no livro Suzuki Recorder School Volume 2, para flauta CONTRALTO

Flauta transfersal: Blavet, Sonata No. 2 em Ré menor: Sarabande e Finale

Harpa: Godefroid, Etude;
Haydn, Theme and Variations

Órgão: Bach, Preludes em Dó maior e Dó menor: BWV 553 (8 Kleine Preludien & Fugen) e BWV 549 (Peters IV)

Piano: Beethoven, Sonata Op. 49 No. 2;
Bach, Partita in B-Flat (I movimento e Minueto I)

Trumpete (Sib): Brilha, brilha Estrelinha com variações;
Guillaume Balay, Petite Piece Concertante;
William Boyce, Trumpet Voluntary (soando em Sib)

Violão (clássico): Mozart, Bourree;
R. Vidali, La Folia Variations

Viola: Seitz, Concerto No. 5, I movimento;
Vivaldi, Concerto em Ré menor, III movimento*

Violino: Seitz, Concerto No. 5, I movimento;
Vivaldi, Concerto em Lá menor, III movimento*

Violoncello: Breval, Sonata em Dó Maior, Allegro;
Tchaikovsky, Chanson Triste

* As audições de violino e viola são intercambiáveis até a Unidade 4. Os cursos de violino e viola são intercambiáveis até a Unidade 3. Para cursos de viola além do nível 3, é necessário fazer o curso específico de VIOLA Unidade 4 (ou outras superiores) e não violino 4 (ou outras superiores).

Números romanos indicam os movimentos. A edição é de livre escolha. A aprovação da interpretação qualifica o aplicante a se registrar como participante dos cursos das Unidades 1 a 4.

Em breve, maiores informações.

Bacharelado em Performance vocal, Bacharelado em Educação Musical, ou Bacharelado em artes com significativo estudo de voz ou equivalente (mediante comprovação).

Gravação das seguintes peças musicais. Observe que é necessário incluir todas as transcrições dos estudos vocais e musicais.

  1. Desacompanhado (ambos):
    • Fliess, B.: Wiegenlied (cantado em alemão). Pode ser encontrado no livro Pathways of Song, Vol. 1 ou em Mozart Lieder, Peters Edition)
    • Twinkle Twinkle Little Star, cantado na língua nativa do aplicante
  2. Acompanhado e cantado na língua original (escolher uma peça):
    • Scarlatti, A: Le Violette
    • Scarlatti, A: Giâ il sole dal Gange
  3. Acompanhado e cantado na língua original (pelo menos um de cada, contabilizando 4 peças no total):
    • Uma canção alemã (Lied) de livre escolha do aplicante, de um dos seguintes autores: Schubert, Schumann, ou Brahms
    • Uma canção artística Espanhola ou Francesa de livre escolha do aplicante
    • Uma canção artística Americana ou Inglesa de livre escolha do aplicante
  4. Uma Ária de livre escolha do aplicante
  5. Proficiência em Piano:
    • Tocar o acompanhamento de Fliess (Mozart), Wiegenlied.

Em breve, maiores informações.


Informações sobre como organizar um curso

Se você já é professor Suzuki e está interessado em organizar um curso na sua região, entre em contato conosco!  A AMSBrasil pode dar o apoio que você necessita.