Info Capacitações e Audições

Manual de Requisitos e Pré-requisitos
Cursos de Capacitação de Professores Suzuki

Informações sobre o curso “Filosofia Suzuki”

Horas de Pedagogía (mín.): 15h
Horas de Observações (mín.): 8h
Nº mín. de dias: 4 (recomendado 5)
Nº máx. de participantes: 50 (a depender das instalações)

Obs: O curso “Filosofia Suzuki” é pre-requisito para a inscrição em qualquer outro curso de Capacitação Suzuki.

Pré-Requisitos para Inscrição:

  • ▢ Ensino Médio e 18 anos de idade completos;
  • ▢ Completar todas as horas de observação requeridas;
  • ▢ Comparecer em todas (100%) as aulas – atrasos serão tolerados caso não excedam 5 minutos após iniciada a aula;
  • ▢ Entregar todas as tarefas e as observações requeridas durante o curso;
  • ▢ Concluir o pagamento e a inscrição do curso seguindo as diretrizes do organizador do curso;

Obs.: É critério do organizador do curso se o primeiro registro na SUZUKI ASSOCIATION OF THE AMERICAS (SAA) será ou não incluído no valor do curso.

Informações os  cursos para as Unidades 1 (Livro 1) dos seguintes instrumentos:

Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Piano, Flauta Doce, Flauta Transversal e Violão

Horas de Pedagogía (mín.): 28h
Horas de Observação (mín.): 8h
Nº mín. de dias: 6
Nº máx. de participantes: 15

Pré-requisitos para Inscrição:

  • ▢ Ensino Médio e 18 anos de idade completos;
  • ▢ Filosofia Suzuki registrado na ASSOCIAÇÃO SUZUKI DAS AMÉRICAS (SAA);
  • ▢ Registro ativo (“Latin American Membership” ou “Active Membership”) na SAA;
  • ▢ Tocar todo o repertório do Livro 1 de memória;
  • ▢ Comparecer em todas (100%) as aulas – atrasos serão tolerados caso não excedam 5 minutos após iniciada a aula.;
  • ▢ Entregar todas as tarefas e as observações requeridas durante o curso;
  • ▢ Enviar vídeo da performance das duas peças para violino relacionadas abaixo (veja o item Audições abaixo);
  • ▢ Concluir o pagamento e a inscrição do curso seguindo as diretrizes do organizador do curso;

Informações para os todos os cursos de Livro, Unidade 2 ou superior, para os seguintes instrumentos:

Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Piano, Flauta Doce, Flauta Transversal e Violão

Horas de Pedagogía (mín.): 15h
Horas de Observação (mín.): 8h
Nº mín. de dias: 5
Nº máx. de participantes: 15

Pré-requisitos para a Inscrição:

  • ▢ Ensino Médio e 18 anos de idade completos;
  • ▢ Filosofia Suzuki registrado na SUZUKI ASSOCIATION OF THE AMERICAS (SAA);
  • ▢ Registro ativo (“Latin American Membership”ou “Active Membership”) na SAA;
  • ▢ Ter concluído e registrado a Unidade anterior*;
  • ▢ Tocar todo o repertório da Unidade de memória;
  • ▢ Comparecer em todas (100%) as aulas – atrasos serão tolerados caso não excedam 5 minutos após iniciada a aula.
  • ▢ Entregar todas as tarefas e as observações requeridas durante o curso;
  • ▢ Concluir o pagamento e a inscrição do curso seguindo as diretrizes do organizador do curso

*Os cursos de instrumento, Unidades 1, 2 e 3, devem ser realizados nesta sequência. Após a conclusão deles, pode-se registrar as demais unidades em qualquer ordem.

Informações sobre o curso “Estratégias de Ensino”

Horas de Pedagogía (mín.): de 10h a 15h (a depender do número de participantes)
Horas de Observação (mín.): —
Nº mín. de dias: 2
Nº máx. de participantes: 15

Obs: O curso “Estratégias de Ensino” poder ser oferecido vinculado de uma Unidade de livro. As “Estratégias de Ensino” são oferecidas para professores a partir da Unidade 2. Esse curso também pode ser oferecido uma turma de professores que tocam instrumentos diferentes. Essa decisão fica a critério do Professor Capacitador e do Administrador do curso. O número de horas total depende do número de participantes. O curso tem duração mínima de 10h, podendo ser no máximo de 15h, caso haja o máximo de 15 participantes. 

Pré-requisitos para Inscrição:

  • ▢ Ensino Médio e 18 anos de idade completos;
  • ▢ Filosofia Suzuki registrado na SUZUKI ASSOCIATION OF THE AMERICAS (SAA);
  • ▢ Registro ativo (“Latin American Membership”ou “Active Membership” na SAA);
  • ▢ Curso de Unidade 1 completo;
  • ▢ Comparecer em todas (100%) as aulas – atrasos serão tolerados caso não excedam 5 minutos após iniciada a aula.
  • ▢ Gravar um vídeo de no máximo 20 minutos com um segmento de aula para as “Estratégias de Ensino”. (Obrigatório)
  • ▢ Concluir o pagamento e a inscrição do curso seguindo as diretrizes do organizador do curso;

O Curso Estratégias de Ensino foi desenvolvido para otimizar o programa de capacitação de professores Suzuki. A ênfase do curso é aprimorar a arte do ensino. Em um ambiente de apoio e confiança, usando vídeos de suas próprias aulas, os participantes praticarão a habilidade de observação, avaliação e auto-crítica para identificar os êxitos em seu ensino e as áreas onde podem se aperfeiçoar. É obrigatório para os participantes trazer um vídeo de uma aula, ou segmento de uma aula, com no máximo 20 minutos. Após o término da exibição do segmento de aula, o professor capacitador conduzirá discussões sobre a mesma com os professores presentes. 

O material gravado é preferencialmente de uma aula individual do próprio professor. O conteúdo da aula pode ser de qualquer nível. A aula pode ser alternativamente realizada ao vivo, desde que o professor organize a aula de seu aluno junto com o Professor Capacitador e o Administrador do curso. Caso haja um evento de alunos  concomitante ao curso, pode se consultar o Administrador e o Professor Capacitador sobre a possibilidade ministrar aulas para um estudante participante do evento.

 

Como serão usados os segmentos de aula em vídeo?

  1. Os trechos das aulas serão exibidos na presença dos demais professores participantes do curso.
  2. A exibição não deverá exceder 20 minutos de duração. Pode pertencer a uma aula completa, porém, escolha um segmento que não exceda o tempo limite.
  3. Não é necessário que as gravações sejam de sua melhor aula: apenas um momento que queira compartilhar e discutir com os demais colegas.

 

Como preparar um vídeo para as Estratégias de Ensino?

  1. O enquadramento deverá incluir professor, aluno e, se possível, os pais.
  2. Escolha um segmento de classe que não exceda 20 minutos.
  3. A luz e o enquadramento devem mostrar elementos importantes para a aula: mãos, pés, cabeça, posicionamento das mãos, etc.
  4. É necessário escutar com clareza as instruções, os comentários e o som do instrumento.
  5. Levar em formato digital (Pen-drive ou HD Externo).

Informações sobre o curso “Practicum”

Horas de Pedagogía (mín.): 15h
Horas de Observação (mín.): 8h
Nº min. de dias: 5
Nº máx. de participantes: 5

Pré-Requisitos para Inscrição:

  • ▢ Ensino Médio e 18 anos de idade completos;
  • ▢ Filosofia Suzuki registrado na SUZUKI ASSOCIATION OF THE AMERICAS (SAA);
  • ▢ Registro ativo (“Latin American Membership” ou “Active Membership”) na SAA;
  • ▢ Pelo menos a Unidade 1 completa e registrada na SAA;
  • ▢ Comparecer em todas (100%) as aulas – atrasos serão tolerados caso não excedam 5 minutos após iniciada a aula.
  • ▢ Concluir o pagamento e a inscrição do curso seguindo as diretrizes do organizador do curso;

Informações sobre o curso “Suzuki Early Childhood Education” (SECE)

Horas de Pedagogía (mín.): 22h
Horas de Observação (mín.): 8h
Nº min. de dias: 5
Nº máx. de participantes: 15 (para cada professor capacitador)

Obs: O curso “Suzuki Early Childhood Education” (SECE) é oferecido com até 2 professores capacitadores. Nesse caso, o curso comporta até 30 participantes.

Pré-requisitos pra Inscrição:

  • ▢ Ensino Médio e 18 anos de idade completos;
  • ▢ Filosofia Suzuki registrado na SUZUKI ASSOCIATION OF THE AMERICAS (SAA);
  • ▢ Registro ativo (“Latin American Membership”ou “Active Membership”) na SAA;
  • ▢ Comparecer em todas (100%) as aulas – atrasos serão tolerados caso não excedam 5 minutos após iniciada a aula.
  • ▢ Entregar todas as tarefas e as observações requeridas durante o curso;
  • ▢ Concluir o pagamento e a inscrição do curso seguindo as diretrizes do organizador do curso
  • ▢ Se enquadrar em qualquer uma das seguintes opções:
  1. Ser Professor Suzuki de instrumento ou “Estimulación Musical Temprana” com pelo menos 1 Unidade registrada.
  2. Ter qualquer título de Nível Superior em Performance em qualquer instrumento musical
  3. Ser Licenciado em Música
  4. Ter aprovado e registrado uma Audição em qualquer nível e em qualquer instrumento na Associação Suzuki das Américas (SAA).

Ler os seguintes livros

  • SUZUKI, Shinichi. “Educação é Amor: o Método Clássico da Educação do Talento” . Trad. Anne Corina Gottberg. 3ª Edição Revisada.
  • SUZUKI, Shinichi. “Ability Development from Age Zero”. Miami, FL: Summy-Birchard, Inc.

Pedagogía (mín.): 10h
Observações (mín.): —
Nº min. de dias: 2
Nº máx. de participantes: —

Obs.: Os “Cursos de Enriquecimento” são oferecidos pelos Professores Capacitadores sobre assuntos variados. Os pre-requisitos e o número de participantes são definidos por eles.


Informações sobre a Prova de Audição

O programa de capacitação desenvolvido pela SAA é voltado para músicos profissionais que querem estudar em profundidade a pedagogia do seu instrumento. Para se qualificar como participante dos cursos, é preciso ser aprovado na audição instrumental.

Todas as informações foram traduzidas do site da SAA. Você pode conferir também por lá. Acesse: https://suzukiassociation.org/teachers/training/audition/#basic

Segue abaixo as peças que devem ser interpretadas e aprovadas, de acordo com os níveis dos cursos.

Submeter a SAA (ou ao professor capacitador, conforme constar no edital do curso pretendido) a seguinte peça musical.

Folk Song “The Flowers are Sleeping” (J. Brahms; “The Sandman” / “Sandmannchen”). Consta no livro Suzuki Recorder School Vol. 2. Pode ser interpretado em flauta doce soprano (em sol maior) ou em contralto (dó maior).

A aprovação da interpretação qualifica o aplicante a se registrar como participante apenas do curso de flauta doce Unidade 1.

Submeter a SAA (ou ao professor capacitador, conforme constar no edital do curso pretendido) as duas peças musicais especificadas abaixo para o instrumento que pretende se capacitar.

Contrabaixo: Marcello, Sonata No. 2 em Mi minor: Adagio e Allegro

Flauta doce: (para treinamento nas Unidades 1 e 2).
Attrib. Bach, “Bist du bei mir”  BWV 508: “Aria”. Presente no livro Suzuki Recorder School Vol. 2 para flauta SOPRANO (em  Dó maior);
Handel, Sonata in F Major: Larghetto  (I movimento). Presente no livro Suzuki Recorder School Volume 2, para flauta CONTRALTO

Flauta transfersal: Blavet, Sonata No. 2 em Ré menor: Sarabande e Finale

Harpa: Godefroid, Etude;
Haydn, Theme and Variations

Órgão: Bach, Preludes em Dó maior e Dó menor: BWV 553 (8 Kleine Preludien & Fugen) e BWV 549 (Peters IV)

Piano: Beethoven, Sonata Op. 49 No. 2;
Bach, Partita in B-Flat (I movimento e Minueto I)

Trumpete (Sib): Brilha, brilha Estrelinha com variações;
Guillaume Balay, Petite Piece Concertante;
William Boyce, Trumpet Voluntary (soando em Sib)

Violão (clássico): Mozart, Bourree;
R. Vidali, La Folia Variations

Viola: Seitz, Concerto No. 5, I movimento;
Vivaldi, Concerto em Ré menor, III movimento*

Violino: Seitz, Concerto No. 5, I movimento;
Vivaldi, Concerto em Lá menor, III movimento*

Violoncello: Breval, Sonata em Dó Maior, Allegro;
Tchaikovsky, Chanson Triste

* As audições de violino e viola são intercambiáveis até a Unidade 4. Os cursos de violino e viola são intercambiáveis até a Unidade 3. Para cursos de viola além do nível 3, é necessário fazer o curso específico de VIOLA Unidade 4 (ou outras superiores) e não violino 4 (ou outras superiores).

Números romanos indicam os movimentos. A edição é de livre escolha. A aprovação da interpretação qualifica o aplicante a se registrar como participante dos cursos das Unidades 1 a 4.

Em breve, maiores informações.

Bacharelado em Performance vocal, Bacharelado em Educação Musical, ou Bacharelado em artes com significativo estudo de voz ou equivalente (mediante comprovação).

Gravação das seguintes peças musicais. Observe que é necessário incluir todas as transcrições dos estudos vocais e musicais.

  1. Desacompanhado (ambos):
    • Fliess, B.: Wiegenlied (cantado em alemão). Pode ser encontrado no livro Pathways of Song, Vol. 1 ou em Mozart Lieder, Peters Edition)
    • Twinkle Twinkle Little Star, cantado na língua nativa do aplicante
  2. Acompanhado e cantado na língua original (escolher uma peça):
    • Scarlatti, A: Le Violette
    • Scarlatti, A: Giâ il sole dal Gange
  3. Acompanhado e cantado na língua original (pelo menos um de cada, contabilizando 4 peças no total):
    • Uma canção alemã (Lied) de livre escolha do aplicante, de um dos seguintes autores: Schubert, Schumann, ou Brahms
    • Uma canção artística Espanhola ou Francesa de livre escolha do aplicante
    • Uma canção artística Americana ou Inglesa de livre escolha do aplicante
  4. Uma Ária de livre escolha do aplicante
  5. Proficiência em Piano:
    • Tocar o acompanhamento de Fliess (Mozart), Wiegenlied.

Em breve, maiores informações.


Informações sobre como organizar um curso

Se você já é professor Suzuki e está interessado em organizar um curso na sua região, entre em contato conosco!  A AMSBrasil pode dar o apoio que você necessita.