Como escolher um Professor Suzuki?

A escolha do Professor Suzuki  para seu filho é uma decisão importante, pois essa relação pode ser de longa duração e com um grande impacto na experiência musical de toda família. Segue abaixo algumas idéias para ajudar na escolha.

Como encontrar professores capacitados?

Em nossa ferramenta “Diretório de Professores” você encontrará uma lista de professores capacitados que atuam no Brasil e que são membros da “Associação Musical Suzuki do Brasil” (AMSBrasil), separados por Estado.

Como alternativa, você pode buscar a professores em todas as Américas do Norte, Central e Sul com a ferramenta “Find a Suzuki Teacher”. Essa segunda pesquisa é disponibilizada pela “Suzuki Association of the Americas” (SAA).

Os professores membros AMSBrasil e da SAA são dedicados aos princípios do Método Suzuki e ao seu próprio desenvolvimento profissional contínuo através de cursos de formação e da participação contínua em atividades que enriqueçam as comunidades locais e internacional.

Algumas sugestões para escolher seu professor

Abaixo estão algumas orientações para ajudar você a reunir as informações que precisa para escolher o professor para o seu filho:

Observe alguns professores trabalhando. Muitos professores Suzuki gostam que famílias interessadas observem as aulas individuais, em grupo e outras atividades antes do início do estudo. Quando você assistir as aulas de um professor, observe as relações entre professor, criança e pais.

• O ambiente é agradável e descontraído?
  • A atmosfera é de amor e encorajamento?
  • O professor oferece atenção respeitosa?
  • Existe bom equilíbrio entre trabalho e descontração?
  • Os comentários do professor são de apoio e incentivo, mesmo durante as correções?
  • O professor mostra compreensão dos problemas técnicos e demonstra como eles podem ser resolvidos?
  • O professor verifica se o pai/mãe compreendeu os objetivos para praticar em casa?
  • A criança é estimulada a produzir o melhor que ele/ela é capaz?

Acrescente a essa lista outros requisitos importantes para você.

Pergunte aos professores se eles são membros da AMSBrasil e/ou da SAA e pergunte sobre a sua formação e experiência. A maioria dos professores ficam felizes em lhe dar essa informação. Você também pode entrar em contato com a AMSBrasil, ou buscar a lista de cursos registrados pelo professor no sitio web da SAA. Não se deixe enganar acreditando que “qualquer um pode ensinar Suzuki”.

É bom ter alguém que ama crianças, elogia e as encoraja, oferece oportunidades de escuta e usa o repertório Suzuki, mas o professor também deve ter conhecimento da técnica do instrumento e da filosofia que subjaz o Método Suzuki.

Informe-se sobre as expectativas do professor em relação aos seus alunos e deixe que o professor saiba sobre as suas expectativas, sua compreensão da abordagem Suzuki, e o compromisso da sua família para estudo Suzuki.

Converse com os pais de outros alunos no estúdio ou programa sobre a experiência de sua família.

Vai mudar de cidade ou quer buscar um outro professor?

As sugestões ao lado também são úteis se você estiver de mudança ou procurando um novo professor por qualquer razão. Seguem algumas ideias adicionais para preservar o bom relacionamento com e entre os professores:

• Avise o seu professor atual que você pretende fazer mudanças com relação as suas aulas.
  • Procure não fazer comparações entre os antigos e novos professores, a fim de facilitar a transição para o seu filho.