I Encontro Brasileiro de Professores e Alunos Suzuki: Construindo Comunidades

Por Araceli Hackbarth e Fabio dos Santos

De acordo com a Associação Suzuki das Américas (SAA) em 2015 foram feitas mais de 350 inscrições em cursos de capacitação em filosofia Suzuki, voltado para o método de ensino, leitura musical  e estudo de violino, viola, flauta doce e piano. Com o método Suzuki sendo cada vez mais difundido pelo país, faz-se necessário debater seu desenvolvimento, bem como pensar em práticas pedagógicas e estratégias que atendam as necessidades e expectativas da comunidade em todo o  Brasil.

Foi pensando nisso que a Associação Musical Suzuki de São Paulo (AMS-SP) lançou o “I Encontro Brasileiro de Professores e Alunos Suzuki: Construindo Comunidades”. O evento ocorreu nos dias 10 e 11 de outubro de 2015 no Centro de Educação Profissional/Escola de Música de Brasília (CEP/EMB), no Distrito Federal, e contou com o apoio do Grupo Suzuki Brasília.

Durante dois dias, mais de 250 pessoas, entre alunos, pais e professores, de norte a sul do Brasil, trocaram conhecimentos e experiências enriquecedoras. Juntos, os participantes realizaram diversas atividades em um ambiente construtivo e acolhedor, que foram fundamentais para estimular a sensação de pertencimento à comunidade Suzuki.

Os alunos participaram de aulas coletivas, assim como tiveram tempo para organizar grupos musicais das mais variadas formações, e puderam encenar esquetes teatrais relacionadas com o ensino do método. Os pais, por sua vez, tiveram a oportunidade de expor suas principais dúvidas, assim como participaram de palestras sobre temas relevantes à Família Suzuki. Já os professores, além das trocas realizadas com alunos e pais, participaram de palestras e fóruns onde trocaram experiências entre si sobre os desafios comuns  ao ensino do Método Suzuki, propuseram novas ideias e desenvolveram diversas parcerias.

Enfim, este evento foi fundamental para fortalecer a Comunidade Suzuki brasileira, mostrando que interagindo se  encontram soluções aos desafios cotidianos, estreitam-se laços e desenvolvem-se vínculos, difunde-se conhecimento, fomentam-se projetos, e ainda se constroem memórias de experiências positivas.

Ansiamos para que encontros como esses aconteçam muitas outras vezes, contribuindo para a disseminação e o desenvolvimento do método pelo Brasil, com a certeza de que estamos construindo um lugar melhor para todas as crianças.